sábado, 15 de janeiro de 2011

O VALOR DE UM FÃ NO FACEBOOK

As marcas tem corrido para construir uma base de fãs no Facebook. A pergunta é: qual é o valor monetário desse fãs? A Vitrue, especializada em mídias sociais, que auxilia marcas a construir suas bases de consumidores nas mídias sociais, tentou colocar um valor de mídia nessas comunidades. A empresa determinou que, em média, uma base de fãs de 1 milhão de pessoas se traduz em pelo menos em US $ 3,6 milhões em mídia equivalente ao longo de um ano.



Os resultados se baseiam em impressões geradas no feed de notícias do Facebook. A Vitrue analisou os dados de seus clientes no Facebook - um volume de 41 milhões de fãs - e constatou que a maioria dos fãs rendiam uma impressão extra. Isso significa que uma marca postando duas vezes por dia pode esperar cerca de 60 milhões de impressões por mês através do feed de notícias.



"É importante compreender que, uma vez que você constrói uma base de fãs, você quer ter a certeza de estar aproveitando isso", disse Michael Strutton, chief product office da Vitrue. A vitrue encontrou diferenças na qualidade da base de fãs, algumas marcas geram apenas 0,44 impressões por fã, enquanto outras geram 3,6 impressões. Algumas marcas tem fãs mais engajados.



A Vitrue chegou ao valor de $ 3,6 milhões tendo como base um CPM de $5, o que significa uma marca com 1 milhão de fãs gera cerca de US $ 300.000 em media a cada mês. Usando o cálculo da Vitrue, a base de 6,5 milhões de fãs da Starbucks vale US $ 23,4 milhões em mídia anualmente.

Fonte: Cidade Marketing 



por atomopromo 13/01/2011 às 19h01
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DICAS PARA O MARKETING PROMOCIONAL EM 2011


Em um artigo publicado na última semana na revista Promo Magazine, foram apontados alguns caminhos interessantes a serem seguidos em 2011 no marketing promocional. Após a constatação de que vivemos a hora e a vez das redes sociais, 2011 será o momento de intensificar e agregar valor às relações estabelecidas on-line aproveitando o seu potencial e explorando o novo oásis da comunicação dirigida, chamado applications ou apps.

A revista conversou com vários experts do mercado americano que reforçaram a importância das campanhas promocionais utilizarem as redes sociais como uma ferramenta de trabalho básica, isso porque, informações de redes sociais como o Facebook podem auxiliar as marcas a predizer comportamentos de consumo.

O que os usuários dizem deve determinar os conteúdos difundidos pelas marcas e as promoções a seguir, de acordo com o artigo. Também será necessário ir bem além das métricas que hoje já são consideradas como tradicionais no contexto do marketing: contatos, cliques, conversão devem ser sempre complementados por comentários favoráveis ou desfavoráveis – e estes devem ser analisados qualitativamente, além de sempre serem respondidos, pois a resposta das marcas é a prova cabal de que os consumidores são ouvidos.

Cultivar o relacionamento com clientes, numa dinâmica de retenção, faz com que estes passem a comprar mais – e esta atitude, sempre tão recomendada nas cartilhas de marketing, passa a ser facilitada com todo o potencial que existe disponível on-line.

Conversar com o cliente passa a ser uma reação, e não uma ação: ouvir o que estes querem e dizer o que eles querem ouvir é uma das máximas mais importantes desta fase de alta fidelização promovida pela variedade de informações disponíveis nas redes sociais. Daí a reforçar a base de clientes e aumentá-la por intermédio da prospecção direcionada e da segmentação torna-se o caminho natural.

Por fim, mas não menos importante, será fundamental encontrar novas maneiras de medir o retorno sobre o investimento em marketing. Quais são as métricas que eu posso realmente usar como avaliação? Como isso pode ser traduzido nas métricas financeiras do meu cliente? Quais as chaves para o sucesso da campanha proposta? Como definiremos o sucesso de uma campanha? Estas e outras perguntas, quando respondidas, serão uma peça importante para o crescimento de qualquer agência no mercado.

Fonte: Promoview 


por atomopromo 13/01/2011 às 18h56
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AVON ESCOLHE TALENTOS DA MAQUIAGEM NA WEB


O período de votação da segunda edição do Concurso Conexão Beauty Art, promovido pela Avon, para escolher os novos talentos da maquiagem brasileira, encerra em 17/01. Para votar, os interessados devem acessar o site, no qual poderão conferir os belíssimos trabalhos apresentados pelos 56 finalistas e selecionar um ganhador para cada uma das seis categorias: Artes Cênicas, Audiovisual, Editorial, Passarela, Publicidade e Social.

Todos os profissionais, que seguem na disputa, apresentaram, para esta última fase do Conexão, um trabalho autoral e exclusivo, inspirado na cultura Folk, de qualquer lugar do mundo, composto por dez fotos, no máximo.

Dividida em duas partes, a premiação do Concurso Conexão Beauty Art vai colocar os vencedores em contato com as principais referências mundiais em maquiagem, em cada categoria. Uma viagem internacional também faz parte do prêmio.

Fonte: Promoview 


por atomopromo 13/01/2011 às 17h04
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IBGE: 7 DE 10 ÁREAS DO VAREJO CRESCERAM DE 2004 A 2009

Órgão destaca que nunca tantas áreas cresceram de forma sucessiva por tanto anos seguidos

Das dez atividades avaliadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal e Comércio (PMC), divulgada hoje, sete apresentaram taxas anuais positivas de volume de vendas entre 2004 e 2009. A informação é do economista da Coordenação de Serviços e Comércio do instituto, Nilo Lopes Macedo. "É um movimento interessante. Nunca tivemos uma trajetória assim, de resultados positivos sucessivos, nesta quantidade de atividades", avaliou o especialista.

As atividades que apresentam este saldo positivo, desde 2004, são hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; livros, jornais, revistas e papelaria; veículos, motos, partes e peças; e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Macedo lembrou que o IBGE não faz projeções, por isso, não é possível afirmar que o ano de 2010 fechará com resultados anuais positivos também em sete atividades, das dez analisadas pelo IBGE. Ele apenas acrescentou que as três atividades que não contaram com taxas anuais positivas sucessivas na variação de volume de vendas, desde 2004, foram tecidos, vestuário e calçados; combustíveis e lubrificantes; e material de construção.

Fonte: Portal Exame 



por atomopromo 13/01/2011 às 16h59
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