Brasileiro gosta de consumir tecnologia! Esse dado foi constatado a partir de um estudo da consultoria Accenture, divulgado recentemente. Revelou-se que os brasileiros lideram as compras de telefones celulares, TVs de alta definição, câmeras digitais, notebooks entre países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Rússia, Índia e China.
A pesquisa demonstrou um novo paradigma de consumidores de tecnologia, onde países emergentes ganham destaque em relação aos países mais ricos. Para o cientista social e jornalista, Paulo Roberto Figueira Leal, existem dois fatores que determinam esses dados: a ascensão das classes C e D e a consolidação de tecnologias “sociais” no Brasil.
O primeiro é relativo ao atraso dos países emergentes em relação aos desenvolvidos, “classes que nunca puderam consumir, hoje, com as facilidades de pagamento e com a disseminação dos produtos, apresentam um volume de consumo muito maior do que a dos países mais estáveis economicamente”, diz o jornalista.
O outro fator está relacionado à aceitação de produtos que assegure o contato, hoje o Brasil é líder em utilização de redes sociais, “manter relacionamentos por intermédio das novas tecnologias é uma das condições fundamentais para a inserção social dos indivíduos, a difusão de smartphones, netbooks, celulares se deve a esta condição. Além disso, temos uma construção audiovisual muito consolidada, visto que a programação de TV faz parte da rotina dos brasileiros,” assegura Paulo Roberto.
Com o diagnóstico positivo, a indústria tecnológica não poupa esforços para atrair seu público por meio de inovações. De 06 a 09/01, aconteceu em Las Vegas, a maior feira de tecnologia do mundo, a International CES, que neste ano registrou números recordes, com a participação de cerca de 140 mil profissionais do setor, onde mais 30 mil pessoas eram de fora dos EUA, representados em 80 delegações oficiais.
O empresário juiz-forano Carlos Roberto Zanini, esteve na feira e afirma ter sido o maior evento que já participou. “Estar na International CES foi uma oportunidade incrível de conhecer as tendências mundiais em tecnologia nos mais diversos setores como automóvel , telefonia e mercados de entretenimento”, afirma.
O mercado mundial já se despertou para o potencial do mercado brasileiro, Zanini afirma que é visível o interesse dos investidores, “hoje somos um dos principais mercados no mundo pronto para consumir todas as novidades e tendências apresentadas durante a CES 2011, onde andando pelos corredores foi possível perceber o interesse dos expositores pelo Brasil”, diz o empresário.
Além disso, Zanini afirma que foi uma experiência enriquecedora em sua viagem de Benchmarking, onde pode avaliar a estrutura do evento e captar boas idéias para o desenvolvimento de uma grande feira. “Com imensos pavilhões lotados, gente por todos os lados, palestras simultâneas, quem passava por esses lugares pode ver de perto stands incríveis, personalidades mundiais, atores famosos e muita interação com apresentação ao vivo de Djs, grupo de Dança e artistas performáticos e, claro, uma infinidade de lançamentos e inovações”, narra o empresário.
Carlos Roberto ainda aponta como diferencial a integração entre o público, expositores e organização. “A CES 2011 entrou de cabeça na era das redes sociais , utilizando-se de estrategias de pré-divulgação no mundo da mídia social com infinitos tweets e posts relacionados ao evento. Além disso, durante os dias foram inúmeras ações envolvendo redes sociais , tex-messeger e bluetooth o que promoveu a interatividade como peça fundamental da feira,” diz .
Com uma diversidade gigantesca de tecnologias a International CES 2011 apresentou diversas tendências que prometem movimentar o mercado. Mais de 80 tipo de“tablets”, tecnologia de 4G wireless, câmeras fotográficas em 3D, diversos modelos de TV 3D, aparelhos inteligentes como por exemplo veículos elétricos. Basta agora esperar chegar no Brasil e ver em que posição estaremos no próximo ranking.
Fonte: Promoview
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