terça-feira, 19 de abril de 2011

Pesquisa UNILEVER - Conheça o World Menu Report


Realizado pela Unilever Food Solutions, em parceria com a agência de pesquisasBrainjuicer, o estudo é dividido em quatro partes, sendo que a primeira aborda assuntos ligados à saúde e nutrição. Consumidores finais de sete países foram entrevistados: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e Turquia. O World Menu Report reúne dados qualitativos e quantitativos. A amostra considera a opinião de 3500 pessoas (500 de cada país) que comem fora de casa pelo menos uma vez por semana. 


Principais achados: 
90% dos entrevistados, em todos os países, disseram que gostariam de saber sobre o valor nutricional das refeições que fazem fora de casa, pois assim, serão encorajados a praticar escolhas mais saudáveis. Os países que mais demonstraram interesse em saber o que contém na comida que consomem fora de casa, foram: China (95%), Brasil (91%) e, empatado, Rússia e Turquia (90%). Os países que menos demonstraram interesse em saber o que contém na comida que consomem fora de casa, foram: Reino Unido (73%), Estados Unidos (70%) e Alemanha (55%).


Os brasileiros disseram que gostariam de mais transparência sobre os ingredientes utilizados no preparo do prato e nas condições de higiene das cozinhas. Mais de 87% dos entrevistados em todos os países afirmam que fariam escolhas mais saudáveis quanto ao quê consumir se fossem informados sobre o perfil nutricional do alimento. 84% dos brasileiros acreditam que se tivessem acesso às informações nutricionais do prato teriam uma alimentação mais saudável, pois optariam pelas refeições mais adequadas para manter o peso. 


Apesar do consenso geral sobre a importância da alimentação saudável, o escasso nível de informações nutricionais foi citado como uma barreira para quem é adepto ao estilo de vida saudável. Existem 3 itens em especial que os entrevistados interessam saber quando comem fora de casa: a origem do alimento; como é o preparo; a qualidade nutricional da comida. 


Aproximadamente 2/3 dos entrevistados disseram que se o cardápio do estabelecimento viesse com as informações nutricionais dos alimentos como gordura, sal e caloria, seria mais interessante e tranqüilo comer fora de casa. Desses, 88% são brasileiros e 61% britânicos. Existe um consenso global de que é preciso mais transparência sobre a origem dos ingredientes que compõem o prato e como esses são preparados. 


A maioria dos entrevistados acredita ser dos estabelecimentos a responsabilidade de oferecer soluções para uma alimentação saudável fora do lar. O governo foi o segundo mais citado e, por último, os fornecedores do setor de food service. 


No Brasil, 48% apontaram os estabelecimentos e operadores como responsáveis por oferecer soluções para uma alimentação saudável fora do lar, 26% o governo e 18% os fornecedores do setor de food service.

 

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